Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Curso Técnico em Agropecuária participam de estágio de campo

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária participam de estágio de campo

• Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 15h09
  • Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 15h10

O estágio de campo tem como objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades, no IFPA Campus Cametá essa experiência é uma importante aliada ao curso técnico, auxiliando no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, fazendo com que ele confira a rotina que provavelmente terá após sua formação.

Alunos e os supervisores do estágio Alex Medeiros e Valdir Monteiro.

Neste mês de março, alunos do curso técnico em Agropecuária das modalidades de ensino integrado e subsequente, realizam estágio de campo, orientados pelos técnicos administrativos, engenheiros agrônomos, Alex Medeiros e Valdir Monteiro.

Técnicos Administrativos, Engenheiros Agrônomos e Orientadores do Projeto, Alex Medeiros e Valdir Monteiro.

De acordo com Alex, o estágio é importante para que aluno possa colocar em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“No estágio eles realizam atividade de implantação e manejo de hortaliças, além de produção de mudas, isso possibilita a eles maior aprendizado e melhor fixação do conhecimento adquirido em sala de aula”, destaca.

Alunos fazendo um canteiro de hortaliças

Segundo Valdir Monteiro, no estágio os alunos aprendem o passo a passo do transplantio de mudas como o feijão, pepino, quiabo, maxixe entre outros, além de tratos culturais como o coroamento, irrigação e controles de plantas daninhas, finalizando com adubação das mudas transplantadas.

“O projeto de estágio de campo nasce no IFPA Campus Cametá, com o compromisso que a instituição tem com a comunidade cametaense, que é desenvolver atividades dentro do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. E é dentro da extensão que externamos as nossas ações para além das salas de aulas. O objetivo deste projeto é transformar uma horta em um laboratório vivo e nele desenvolver a interdisciplinaridade promovendo a ligação entre diferentes disciplinas”, revela.

“É muito importante os elementos da natureza na vida das pessoas, aqui estamos ensinando educação ambiental e nutricional de cada legume e verdura, ao mesmo tempo transformando a vida a partir da sensibilização das futuras gerações, tendo como base os valores construídos dentro do ambiente escolar, de forma divertida e prazerosa, instigando a busca pelo conhecimento a todo tempo e de modo sustentável”, destaca.

Veja algumas fotos do estágio de campo!