Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFPA Campus Cametá se preparam para o ENEM com o Programa Complementar de Avaliação

• Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 23h31
  • Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 14h29

Alunos do Ensino Médio Integrado do IFPA Campus Cametá deram um importante passo rumo ao sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesta terça-feira (13/06/2023), eles participaram do Programa Complementar de Avaliação (PCA), uma iniciativa fundamental para sua preparação.

O PCA, resultado de um cuidadoso planejamento da equipe do IFPA, tem como objetivo primordial preparar os estudantes para enfrentar com confiança e segurança o ENEM, uma das mais importantes provas do país e requisito para ingresso na maioria das universidades públicas brasileiras.

Alunos participando da avaliação do programa

A comissão responsável pelo PCA, liderada pelo Professor Gledson Gomes da Costa, ressalta a importância dessa iniciativa. "O programa permite que os estudantes se familiarizem com o estilo de questões utilizadas no ENEM, desenvolvendo habilidades fundamentais relacionadas aos conteúdos essenciais do currículo comum do Ensino Médio"', destaca.

Ao participar do PCA, os alunos têm a oportunidade de criar estratégias eficientes para a resolução das questões, levando em consideração fatores como o tempo disponível, a quantidade de itens, o formato do cartão, entre outros aspectos. Essa preparação abrangente é essencial para enfrentar o ENEM com êxito.

Caderno de Questões

Durante o programa, os estudantes enfrentaram 80 questões de múltipla escolha, abrangendo todas as áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. O desafio foi realizado dentro de um limite de tempo de quatro horas, incluindo o preenchimento do cartão resposta.

Professores trabalhando na correção da avaliação do PCA

Essa iniciativa do IFPA Campus Cametá merece destaque, pois demonstra o comprometimento da instituição em fornecer aos estudantes uma preparação completa e de qualidade para o ENEM. O PCA não apenas familiariza os alunos com o formato e as exigências da prova, mas também os capacita a enfrentar futuros processos seletivos com segurança e excelência.

Através do Programa Complementar de Avaliação, o IFPA Campus Cametá está fortalecendo a trajetória acadêmica dos seus alunos, preparando-os para alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos. A importância dessa iniciativa reflete-se no crescimento pessoal e profissional dos estudantes, que estarão mais bem preparados para trilhar um caminho de sucesso no ensino superior.

Confira os GABARITOS PCA 2023 - RETIFICADOS  pdf AQUI (175 KB)