Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Informática
Início do conteúdo da página

Técnico em informática

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 21h42 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 17h55 | Acessos: 1670

O IFPA campus Cametá, ao propor o curso técnico em informática, pretende somar a formação profissional com o contexto do mundo contemporâneo.

A justificativa da oferta do referido curso fundamenta-se no fato de que em todas as organizações e espaços produtivos demandam do uso das tecnologias da informação. Portanto, hoje em dia a informática se tornou indispensável nas demandas do mercado de trabalho.

Há carência de profissionais capacitados em operar com tecnologias de informação na região, uma vez que os empreendimentos e as ações empreendedoras estão automatizando os seus ramos de atividade para melhorar sua produtividade e proporcionar mais qualidade na prestação de serviços à sociedade.

Desta forma se justifica a oferta do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, com a finalidade de formar e educar jovens e adultos dessa região, a fim de habilitá-los para ingressar no mundo do trabalho através da formação técnica.

Qual objetivo do curso?

Formar estudantes no curso técnico em informática, capazes de executar atividades de desenvolvimento de programas de computador, configurações de redes de computadores, banco de dados e de sistemas operacionais para atuar em um mercado globalizado de frequentes mudanças tecnológicas, bem como aprimorar a formação de cidadãos críticos, éticos e atuantes na sociedade em que vivem, além de:

  1. Buscar, através das disciplinas expressas na matriz curricular, a formação de profissionais capazes de identificar os elementos básicos de informática, os sistemas operacionais, os diferentes softwares aplicativos, conceitos de redes de computadores e identificação de equipamentos e periféricos de informática;
  2. Desenvolver habilidades para a programação de computadores, seguindo as especificações e paradigmas de lógica de programação e linguagens de programação;
  3. Solucionar os problemas técnicos do computador, construção das competências necessárias para o domínio dos princípios de funcionamento de um sistema de computador, qualificando a instalar e configurar o sistema, identificar e corrigir anomalias, monitorar o desempenho e adequar o uso e a necessidade do usuário.

O que estuda o aluno do curso?

A proposta de implementação do curso fundamenta-se na execução de uma carga horária total de 3.470 (três mil quatrocentos e setenta) horas, distribuída em 2.070 (duas mil e setenta) horas para a formação básica e 1.200 (mil e duzentas e três) horas para a formação profissional, além de 200 (duzentas) horas para as atividades pertinentes a prática profissional supervisionada, tendo o alunado a opção de utilizar o projeto integrador como atividade compensatória da carga horária de estágio.

Quais habilidades o aluno adquire ao fim do curso?

O profissional terá habilidades para:

  1. Instalar programas e equipamentos de informática;
  2. Conhecer os diversos sistemas operacionais e realizar a configuração e manutenção dos mesmos;
  3. Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos, softwares básicos, utilitários e aplicativos, bem como oferecer suporte aos usuários;
  4. Elaborar e executar projetos e sistemas de redes locais de computadores, e;
  5. Especificar, montar, instalar e realizar manutenção preventiva e corretiva em computadores.

Qual área de atuação do aluno formado?

As possibilidades de atuação dos técnicos de informática estão em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que exigem sistemas de informação computadorizados, especialmente abrangendo programação de computadores. 

 

Contato da coordenação do curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página
-->