Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > O que é? > Assuntos > CURSOS IFPA CAMPUS CAMETÁ 2021
Início do conteúdo da página

CURSOS IFPA CAMPUS CAMETÁ 2021

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 15h10 | Última atualização em Sexta, 30 de Julho de 2021, 15h12 | Acessos: 44446

O Instituto Federal do Pará (IFPA) é uma instituição de educação básica, superior e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. 

Vinculado ao ministério da educação, o Instituto Federal do Pará possui natureza jurídica de autarquia, sendo detentor de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

 

Estrategicamente posicionado para abranger a maior parte do Estado do Pará, o IFPA possui uma reitoria, 18 campi e cobre mais de 70% do estado.

 

CURSO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO INFORMÁTICA

COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA

BENEDITO DE SOUZA RIBEIRO NETO

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O CAMPUS CAMETÁ, AO PROPOR O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, PRETENDE SOMAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM O CONTEXTO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. A JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO REFERIDO CURSO FUNDAMENTA-SE NO FATO DE QUE EM TODAS AS ORGANIZAÇÕES E ESPAÇOS PRODUTIVOS DEMANDAM DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. PORTANTO, HOJE EM DIA A INFORMÁTICA SE TORNOU IMPRESCINDÍVEL COM O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS BEM COMO O AMPLO CONHECIMENTO DENTRO DA COMPUTAÇÃO TORNANDO-SE INDISPENSÁVEL NAS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO.

CONFORME A REALIDADE EXPOSTA HÁ CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS EM OPERAR COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, UMA VEZ QUE OS EMPREENDIMENTOS E AS AÇÕES EMPREENDEDORAS ESTÃO AUTOMATIZANDO OS SEUS RAMOS DE ATIVIDADE PARA MELHORAR SUA PRODUTIVIDADE E PROPORCIONAR MAIS QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À SOCIEDADE. DESTA FORMA SE JUSTIFICA A OFERTA DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, COM A FINALIDADE DE FORMAR E EDUCAR JOVENS E ADULTOS DESSA REGIÃO, A FIM DE HABILITÁ-LOS PARA INGRESSAR NO MUNDO DO TRABALHO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO TÉCNICA.

 

      QUAL OBJETIVO DO CURSO?

FORMAR ESTUDANTES NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA, CAPAZES DE EXECUTAR ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR, CONFIGURAÇÕES DE REDES DE COMPUTADORES, BANCO DE DADOS E DE SISTEMAS OPERACIONAIS PARA ATUAR EM UM MERCADO GLOBALIZADO DE FREQUENTES MUDANÇAS TECNOLÓGICAS, BEM COMO APRIMORAR A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, ÉTICOS E ATUANTES NA SOCIEDADE EM QUE VIVEM, ALEM DE:

- BUSCAR, ATRAVÉS DAS DISCIPLINAS EXPRESSAS NA MATRIZ CURRICULAR, A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS CAPAZES DE IDENTIFICAR OS ELEMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA, OS SISTEMAS OPERACIONAIS, OS DIFERENTES SOFTWARES APLICATIVOS, CONCEITOS DE REDES DE COMPUTADORES E IDENTIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E PERIFÉRICOS DE INFORMÁTICA;

- DESENVOLVER HABILIDADES PARA A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, SEGUINDO AS ESPECIFICAÇÕES E PARADIGMAS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO;

- SOLUCIONAR OS PROBLEMAS TÉCNICOS DO COMPUTADOR, CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O DOMÍNIO DOS PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE COMPUTADOR, QUALIFICANDO A INSTALAR E CONFIGURAR O SISTEMA, IDENTIFICAR E CORRIGIR ANOMALIAS, MONITORAR O DESEMPENHO E ADEQUAR O USO E A NECESSIDADE DO USUÁRIO.

 

      O QUE ESTUDA O ALUNO DO CURSO?

A PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO FUNDAMENTA-SE NA EXECUÇÃO DE UMA CARGA HORÁRIA TOTAL DE 3.470 (TRÊS MIL QUATROCENTOS E SETENTA) HORAS, DISTRIBUÍDA EM 2.070 (DUAS MIL E SETENTA) HORAS PARA A FORMAÇÃO BÁSICA E 1.200 (MIL E DUZENTAS E TRÊS) HORAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ALÉM DE 200 (DUZENTAS) HORAS PARA AS ATIVIDADES PERTINENTES A PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA, TENDO O ALUNADO A OPÇÃO DE INTEGRAR O PROJETO INTEGRADOR COMO ATIVIDADECOMPENSATÓRIA DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO.

 

      QUAIS HABILIDADES O ALUNO ADQUIRE AO FIM DO CURSO?

O PROFISSIONAL TERÁ HABILIDADES PARA:

- INSTALAR PROGRAMAS E EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA;

- CONHECER OS DIVERSOS SISTEMAS OPERACIONAIS E REALIZAR A CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS MESMOS;

- INSTALAR E CONFIGURAR COMPUTADORES, ISOLADOS OU EM REDES, PERIFÉRICOS, SOFTWARES BÁSICOS, UTILITÁRIOS E APLICATIVOS, BEM COMO OFERECER SUPORTE AOS USUÁRIOS;

- ELABORAR E EXECUTAR PROJETOS E SISTEMAS DE REDES LOCAIS DE COMPUTADORES, E;

- ESPECIFICAR, MONTAR, INSTALAR E REALIZAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA EM COMPUTADORES.

 

      QUAL ÁREA DE ATUAÇÃO DO ALUNO FORMADO?

AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA ESTÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, PRIVADAS E DO TERCEIRO SETOR QUE EXIGEM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTADORIZADOS, ESPECIALMENTE ABRANGENDO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. 

 

 

CURSO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM AGROPECUÁRIA

COORDENAÇÃO DE AGROPECUARIA

LUÍS CARLOS NUNES CARVALHO

 Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

QUAL OBJETIVO DO CURSO?

FORMAR TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DE FORMA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO, VISANDO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS, CONSIDERANDO AS DIMENSÕES ECONÔMICAS, SOCIOCULTURAIS, AMBIENTAIS, ÉTICAS E POLÍTICAS.

 

    O QUE ESTUDA O ALUNO DO CURSO?

O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO POSSUI UMA CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE 3440 HORAS, SENDO 3240 HORAS DO PERCURSO FORMATIVO OBRIGATÓRIO E 200 HORAS DE PRÁTICA PROFISSIONAL. O CURSO TEM DURAÇÃO DE 3 ANOS DE CURSO E ESTÁ ORGANIZADO EM 3 EIXOS TEMÁTICOS: I) AS DIMENSÕES DOS AGROECOSSISTEMAS E AS QUESTÕES AGROECOLÓGICAS NO BAIXO TOCANTINS; II) ESTUDO DOS AGROECOSISTEMAS E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO; III) DESENVOLVIMENTO RURAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA AGRICULTURA FAMILIAR;

 

    QUAIS HABILIDADES O ALUNO ADQUIRE AO FIM DO CURSO?

O ALUNO EGRESSO PODERÁ:

1) PLANEJAR E EXECUTAR TRATOS CULTURAIS;

2) REALIZAR LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS;

3) SELECIONAR, PRODUZIR E APLICAR INSUMOS AGRÍCOLAS;

4) REALIZAR O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS, DOENÇAS E PLANTAS EXPONTÂNEAS;

5) PRODUZIR SEMENTES E MUDAS;

6) REALIZAR A GESTÃO RURAL;

7) ENTRE OUTRAS HABILIDADES;

 

      QUAL ÁREA DE ATUAÇÃO DO ALUNO FORMADO?

O TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA PODERÁ ATUAR NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL. COMO AUTÔNOMO, PRESTANDO SERVIÇOS DE CONSULTORIA À PRODUTORES E/OU EMPRESAS. COMO FUNCIONÁRIO DA REDE PRIVADA EM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES DE CONSULTORIA AMBIENTAL, ENGENHARIA, AGROINDÚSTRIAS, ETC. OU AINDA COMO PRÓPRIO PRODUTOR RURAL.

 

CURSO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM RECURSOS PESQUEIROS

COORDENAÇÃO DE RECURSOS PESQUEIROS

JEAN LOUCHARD FERREIRA SOARES

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

QUAL OBJETIVO DO CURSO?

 

FORMAR TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM RECURSOS PESQUEIROS HABILITADOS PARA ATUAR NO SETOR DA PESCA E AQUICULTURA, EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E/OU PRIVADAS, EM ATIVIDADES DE PESQUISA, EXTENSÃO, FISCALIZAÇÃO, GESTÃO E PLANEJAMENTO JUNTO ÀS COMUNIDADES PESQUEIRAS, BEM COMO TRABALHAR DE FORMA AUTÔNOMA E EMPREENDEDORA.

      O QUE ESTUDA O ALUNO DO CURSO?

 

A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO BASEIA-SE DOIS NÚCLEOS: FORMAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTES NÚCLEOS SE INTEGRAM EM EIXO TEMÁTICO E ÁREAS DO CONHECIMENTO.

A FORMAÇÃO BÁSICA ENVOLVE OS CONHECIMENTOS DA ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS; MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS; CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS; CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. POR OUTRO LADO, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESTÁ COMPREENDIDA NO APROFUNDAMENTO DAS DISCIPLINAS QUE FUNDAMENTAM A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA. É DESENVOLVIDA VINCULADA AOS EIXOS: CIENTIFICO INTEGRADOR; TECNOLOGIAS E AVANÇOS (AQUICULTURA); TECNOLOGIAS E AVANÇOS (PESCA).

NESTE SENTIDO, O CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO BUSCA A INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM OS EIXOS TEMÁTICOS VISANDO UM MELHOR INTERCÂMBIO DE IDEIAS ENTRE A FORMAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ESTA INTEGRAÇÃO SERÁ AUXILIADA DURANTE AS DISCIPLINAS DE “PROJETO INTEGRADOR” QUE, POR SUA VEZ, FICARÃO INCUMBIDAS DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA E CAPACIDADE PESSOAL DE MOBILIZAR, ARTICULAR E COLOCAR EM AÇÃO OS CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O DESEMPENHO DE ATIVIDADES REQUERIDAS A SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL. OS EDUCANDOS PRODUZIRÃO UM TRABALHO/PROJETO/EXPERIÊNCIA QUE SINTETIZARÁ OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DISCUTIDOS DURANTE O PERÍODO, EM UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM QUE CADA PRODUTO É CONSTITUINTE E POSSUI RELAÇÃO COM O CICLO SEGUINTE.

QUAIS HABILIDADES O ALUNO ADQUIRE AO FIM DO CURSO?

 

O CURSO ESTÁ INSERIDO NO EIXO TECNOLÓGICO DOS RECURSOS NATURAIS QUE COMPREENDE, SEGUNDO O CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS, TECNOLOGIAS RELACIONADAS À PRODUÇÃO ANIMAL, VEGETAL, MINERAL, AQUÍCOLA E PESQUEIRA.

AO TÉRMINO DO CURSO, O TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS DEVERÁ TER DESENVOLVIDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA PRESTAR SERVIÇOS NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO PESQUEIRA E/OU AQUICULTURA: PLANEJAR E EXECUTAR ATIVIDADES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO SETOR PESQUEIRO E/OU AQUÍCOLA; EMPRESAS DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO; LABORATÓRIOS DE REPRODUÇÃO, LARVICULTURA E ENGORDA; ATIVIDADES RELACIONADAS À PESCA EXTRATIVISTA; OPERAÇÕES DE EMBARQUE E DESEMBARQUE; CONSTRUIR E MANTER APETRECHOS DE PESCA (REDES, ISCAS, ARMADILHAS E ANZÓIS); REALIZAR PROCEDIMENTOS DE BENEFICIAMENTO E PROCESSAMENTO DO PESCADO NAS EMBARCAÇÕES; OU ATUAR DE FORMA AUTÔNOMA COMO EMPREENDEDOR.

NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO ESTÃO INTEGRADOS CONCEITOS COMO ÉTICA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, EMPREENDEDORISMO, NORMAS TÉCNICAS E DE SEGURANÇA, ALÉM DA CAPACIDADE DE COMPOR EQUIPES, ATUANDO COM INICIATIVA, CRIATIVIDADE E SOCIABILIDADE.

 

QUAL ÁREA DE ATUAÇÃO DO ALUNO FORMADO?

 

O EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO É O PROFISSIONAL CIDADÃO QUE POSSUI UMA FORMAÇÃO INTEGRADA, ABRANGENDO OS DOMÍNIOS DAS TÉCNICAS, TECNOLOGIAS E DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS INERENTES À MESMA, DE MODO A PERMITIR SUA ATUAÇÃO NA ÁREA DOS RECURSOS NATURAIS E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO. ESPERA-SE QUE ESSE PROFISSIONAL ESTEJA CAPACITADO TANTO A EXERCER SUAS

ATIVIDADES COM COMPETÊNCIA TÉCNICA, AUTONOMIA E CRIATIVIDADE, QUANTO CAPACITADO A POSICIONAR-SE POLITICAMENTE EM RELAÇÃO AO MODELO PREDOMINANTE DO SISTEMA PRODUTIVO.

DEVERÁ AINDA, DETER CONHECIMENTO SISTEMATIZADO, DEMONSTRAR INICIATIVA E LIDERANÇA PARA COORDENAR PROFISSIONAIS NO DESEMPENHO DAS SEGUINTES ATIVIDADES:

  • COORDENAR E DESENVOLVER EQUIPES DE TRABALHO QUE ATUAM NO PLANEJAMENTO E NA PRODUÇÃO PESQUEIRA E AQUÍCOLA, APLICANDO MÉTODOS E TÉCNICAS DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E DE PESSOAS;
  • AVALIAR AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DAS MATÉRIAS PRIMAS RELACIONADAS AOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS, FÍSICOS E QUÍMICOS PARA APLICAÇÃO NOS PROCESSOS DE CONTROLE DE QUALIDADE;
  • PROJETAR MELHORIAS NOS SISTEMAS CONVENCIONAIS DE PRODUÇÃO E NAS INSTALAÇÕES EXISTENTES, PROPONDO ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS.
  • CONTROLAR A QUALIDADE DOS MATERIAIS, DE ACORDO COM AS NORMAS TÉCNICAS;

PREPARAR PROCESSOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS DE PESCA E DE CULTIVO DE PESCADO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS.

 

CURSO SUBSEQUENTE  AO ENSINO MÉDIO EM AGROPECUÁRIA

COORDENAÇÃO DE AGROPECUARIA

LUÍS CARLOS NUNES CARVALHO

 Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

QUAL OBJETIVO DO CURSO?

Formar Técnicos em Agropecuária subsequente ao Ensino Médio, para que através de um elevado nível de conhecimento sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de maneira ética e crítica.

O QUE ESTUDA O ALUNO DO CURSO?

O curso será realizado em um período de um ano e meio (3 semestres) com uma carga horária total de 1.208,28 horas das disciplinas obrigatórias e mais 200 horas da prática profissional supervisionada, totalizando 1.408,28 horas.

O curso perpassa por diversas áreas de conhecimento, sendo inserido no Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, que compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

O curso será desenvolvido através da Pedagogia da Alternância, que é uma inovação pedagógica para a formação, através da alternância de tempos, espaços e atividades educativas, sendo o calendário letivo organizado de forma alternada entre períodos de Tempos Escola e Tempos Comunidade.

 

QUAIS HABILIDADES O ALUNO ADQUIRE AO FIM DO CURSO?

  • Planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários;

 

  • Administrar propriedades rurais;

 

  • Elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial;

 

  • Fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial;

 

  • Realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais;

 

  • Atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa;

 

  • Avaliar problemas, propondo mecanismos de maneira eficaz e eficiente para resolver situações inusitadas do nosso cotidiano relacionadas com a problemática agrícola local.

 

  • Realizar intervenções mais qualificadas na realidade em que vivem, especialmente no que concerne a compreensão do bioma amazônico e ao uso sustentável dos recursos naturais e a contribuição para organização política e produtiva dos trabalhadores rurais.

 

QUAL ÁREA DE ATUAÇÃO DO ALUNO FORMADO?

O Técnico em Agropecuária poderá atuar em Propriedades rurais. Empresas comerciais. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Setor público. Autônomo.

 

CURSO SUBSEQUENTE EM RECURSOS PESQUEIROS

COORDENAÇÃO DE RECURSOS PESQUEIROS

MARIA EDUARDA GARCIA DE SOUSA PEREIRA

 Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->