Estudantes do IFPA Cametá realizam avaliação nos moldes do ENEM
Alunos do Ensino Médio Integrado do IFPA – Campus Cametá, realizaram nesta quarta-feira (08/06/2022) o Programa Complementar de Avaliação (PCA), que faz parte do Processo Avaliativo do segundo bimestre do ano letivo de 2022.
O programa é resultado de um processo de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que acontece uma vez ao ano e é utilizado para o acesso à maioria das universidades públicas brasileiras. O objetivo é familiarizar os estudantes com as avaliações externas que participarão futuramente.
Isabella Valente da Silva, 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática, falou sobre a importância da avaliação. “Ela nos possibilita a verificação do conhecimento do primeiro semestre, dá familiaridade com o estilo de prova do ENEM e de como vamos reagir diante de sua aplicação”.
O presidente da comissão PCA, o Prof. Me. Gledson Gomes da Costa, destacou a importância da avaliação, “com a participação no PCA os estudantes têm a oportunidade de se familiarizarem com o estilo de itens utilizados no ENEM. Os itens são pensados a partir de habilidades de aprendizagem relacionadas aos conteúdos mínimos do currículo comum do Ensino Médio. Há a preocupação de que os estudantes criem estratégias de resolução dos itens, levando em consideração o tempo de prova, quantidade de itens, modelo de cartão resposta e desenvolvimento da redação”.
Foram aplicadas 80 questões de múltipla escolha das diferentes áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Os estudantes tiveram quatro horas para realização da avaliação, incluindo o tempo de preenchimento do cartão resposta. Os alunos do 3º ano também fizeram uma redação e para isso, tiveram um tempo adicional de meia hora.
Por Mairo Cândido Rodrigues (IFPA Campus Cametá)
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