Página inicial > Últimas Notícias > MAIO LARANJA: Mês de conscientização e prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes

• Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 16h11
  • Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 16h11

No mês de maio existe uma importante causa que demanda a nossa atenção e engajamento: o Maio Laranja. Neste período, unimos esforços para promover a conscientização e prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Como membros da comunidade acadêmica, temos o compromisso de criar um ambiente seguro e saudável para nossos estudantes. A educação desempenha um papel essencial na prevenção dessas violências, e juntos podemos fazer a diferença. Através da informação, reflexão e compartilhamento de experiências, estaremos fortalecendo a cultura do respeito, empatia e acolhimento.

Vamos nos informar, aprender a identificar os sinais de abuso e promover uma rede de proteção e cuidado para nossos estudantes. Ao denunciar casos suspeitos, oferecer apoio e acolhimento às vítimas, estaremos contribuindo para um ambiente onde eles se sintam valorizados, protegidos e livres de violência.

O Maio Laranja é uma oportunidade de unir forças, vestir a cor laranja com orgulho e demonstrar nosso compromisso com a proteção e bem-estar de nossas crianças e adolescentes. Vamos mostrar ao mundo que o IFPA Campus Cametá é uma instituição que se preocupa com a conscientização e prevenção dessas questões.

Abuso sexual de crianças e adolescentes: como identificar e denunciar

Como identificar que a criança ou adolescente está sofrendo abuso?

Mudança de comportamento

Alterações de humor, agressividade ou introspecção, vergonha excessiva, medo ou pânico. rebeldia, ataques de raiva.

Problemas de saúde psicossomáticos

Enfermidade sem aparente causa clínica, com dores de cabeça, erupções na pele, e alterações gastrointestinais

ONDE DENUNCIAR NO IFPA?

SETOR PEDAGÓGICO

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

NAPNE

NADIS

ONDE DENUNCIAR FORA DO IFPA?

DELEGACIA DA MULHER (DEAM): (91)3751-5110

CONSELHO TUTELAR DE CAMETÁ: (91) 3781-1377