Página inicial > Últimas Notícias > Edital seleciona propostas de projetos de ensino para concessão de auxílios financeiro e de assistência ensino para promoção da cultura de paz

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 12h01
  • Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 12h00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, torna público o edital EDITAL N°05/2023 – IFPAZ, para seleção de projetos de ensino, na área da promoção da cultura de paz, a fim de conceder recursos financeiros a projetos de ensino e auxílios de Assistência Ensino a estudantes de cursos presenciais técnicos de nível médio e de graduação, ao longo do ano de 2023. Servidores Docentes e Técnicos Administrativos estão convocados a apresentarem propostas.

O IFPAZ é um edital destinado à seleção de projetos de ensino que tenham por objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da cultura de paz no âmbito dos campi do IFPA e faz parte do conjunto de ações institucionais do Programa de Não Violência do IFPA.

Os projetos de ensino no IFPA são regulamentados pela Instrução Normativa No 05/2022 - PROEN, de 09 de setembro de 2022, republicada em 21 de setembro de 2022. Poderão ser inscritos neste edital projetos de ensino dos seguintes tipos, conforme previstos na Instrução Normativa No 05/2022 – PROEN:

1. Projeto de Educação Socioemocional, que tenha por objetivo promover ações que trabalhem as habilidades socioemocionais e fortalecer a cultura de paz junto a comunidade acadêmica.
  2. Projeto Integrador, que promova a integração de disciplinas de um determinado semestre, em torno do eixo temático Cultura de Paz, na elaboração de atividades de pesquisa e/ou extensão a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, com socialização e discussão dos resultados.
  3. Projeto de Curricularização da Extensão, integrante da carga horária de componentes curriculares, preferencialmente interdisciplinar, previstos no Projeto Pedagógico do Curso e que tenha por objetivo maior a promoção da cultura de paz no IFPA e nas comunidades atingidas com o projeto.
  4. Projeto de Acolhimento, que tenha por objetivo promover a ambientação e integração discente em um ambiente escolar de cultura de paz, qualificando as relações intra e interpessoais, com vistas a auxiliar os jovens no seu processo de autoconhecimento, promovendo a melhoria do convívio escolar e comunitário e a construção de laços de pertencimento institucional.
  5. Projeto de Cultura, Esporte, Lazer e Artes que trabalhem a formação cidadã e a cultura de paz por meio da realização de atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer junto à comunidade acadêmica interna, com possibilidade de envolvimento da comunidade externa.

Saiba como participar no Edital!

pdf  EDITAL N°05/2023 – IFPAZ (1.33 MB)