Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Cametá inaugura Viveiro de Mudas para fortalecimento da aprendizagem prática dos alunos

• Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 00h47
  • Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 21h02

Uma nova etapa de aprendizado prático e preservação ambiental está prestes a ser inaugurada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Cametá. No dia 31 de agosto, quinta-feira, às 10h, o campus celebrará a inauguração do seu viveiro de mudas, resultado de uma colaboração conjunta entre o IFPA, o IDEFLOR-Bio e o valioso apoio da Prefeitura Municipal de Cametá, por meio da Secretaria de Transportes, Terras e Obras (SETTOB) e da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Econômico (SEMADRE)

.

O processo de montagem do viveiro, que se estendeu por 4 dias, contou com a ativa participação de professores, alunos e técnicos tanto do IFPA Campus Cametá quanto do IDEFLOR-Bio. Esse esforço coletivo não apenas trouxe à vida uma estrutura física, mas também um ambiente de aprendizado prático inestimável para os estudantes dos cursos técnicos da área de ciências agrárias.

Lara Fabian, aluna do 2° ano do Curso Técnico de Agropecuária

Para a Aluna Lara Fabian, 16 anos, do 2° ano do Curso Técnico de Agropecuária, o viveiro é uma obra muito esperada, onde os alunos terão mais oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“O viveiro é uma coisa que a gente esperava muito em nosso Campus, porque é uma oportunidade de colocarmos em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula. É muito gratificante pra gente, ainda mais agora que temos uma nova gestão, mas que já está trabalhando muito. Já tivemos várias aulas práticas e vamos poder estar aqui no campus praticando a todo tempo, dá pra gente fazer inclusive os nossos estágios aqui, dá pra gente fazer pesquisa baseada nas plantas, dá pra fazer muita coisa com essa construção do nosso viveiro de mudas”, revela com emoção.

A importância desta iniciativa se amplia ainda mais com a estimativa de produção de cerca de 1 milhão de mudas por ano a partir do viveiro. Essas mudas terão um destino significativo, sendo distribuídas para outras instituições, agricultores locais e a comunidade em geral. Essa contribuição não apenas impulsionará a conscientização ambiental, mas também fortalecerá a sustentabilidade e a economia local.

Maria Clara, aluna do 1° ano do Curso Técnico de Agropecuária

Segundo a aluna Maria Clara, 16 anos, do 1° ano do Curso Técnico de Agropecuária, o viveiro é um incentivo para continuar estudando, além de uma oportunidade para ajudar os agricultores locais.

“O viveiro vai ser um incentivo pra gente não parar. Vamos poder fornecer mudas aos agricultores etc. Vai ser muito bom pra estimular o nosso desenvolvimento em relação ao curso, porque só na aula a gente não consegue ter uma base de como é no campo. Ao ar livre a gente consegue ter uma base da realidade”, destaca.

Com a criação do viveiro, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente real, vivenciando os desafios e as recompensas da agricultura sustentável. Essa experiência prática é um diferencial valioso que preparará os alunos não apenas para suas carreiras futuras, mas também para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

Rui da Silva, aluno do 3° ano do Curso Técnico de Agropecuária

De acordo com o aluno Rui da Silva, 19 anos, do 3° ano do Curso Técnico de Agropecuária, o viveiro também dará oportunidades dos alunos realizarem pesquisas e deixará um legado para os futuros alunos.

“Com a criação desse viveiro vamos aprender mais sobre mudas e ter mais aulas práticas, além da gente poder fazer pesquisas, desde a plantação e acompanhar o crescimento delas, com isso, vamos aprendendo no dia a dia, já que o nosso campus estava com poucas aulas práticas e sem o recurso para isso. O viveiro veio para contribuir muito. A partir desse momento minha expectativa é que que dê tudo certo, e com isso, a gente aprimore os nossos conhecimentos. Os alunos que vão vir aí no próximo ano, e nos outros anos seguintes, já vão ter o viveiro para estudarem e colocarem as mãos na massa”, destaca.

Professores, alunos e técnicos do IFPA Campus Cametá e do IDEFLOR-Bio no processo de montagem do viveiro de mudas.

Professores, alunos e técnicos do IFPA Campus Cametá e do IDEFLOR-Bio no processo de montagem do viveiro de mudas.

A solenidade de inauguração do viveiro de mudas marca um momento de orgulho para a comunidade acadêmica e para todos os parceiros envolvidos. Essa cerimônia não é apenas um ato simbólico, mas também um sinal claro do compromisso do IFPA Campus Cametá com a educação prática e o desenvolvimento regional.

O IFPA Campus Cametá enxerga essa inauguração como mais do que a construção de um espaço físico; é a construção de uma base sólida para o aprendizado, a responsabilidade ambiental e o progresso local. Com o viveiro de mudas, o campus reafirma seu papel como catalisador do desenvolvimento sustentável e da formação de cidadãos comprometidos com um futuro melhor.