Página inicial > Últimas Notícias > Viveiro de Mudas do IFPA Campus Cametá é inaugurado

Viveiro de Mudas do IFPA Campus Cametá é inaugurado

• Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 20h26
  • Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 21h03

Um marco significativo foi alcançado hoje, 31 de agosto,  quando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Cametá, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), inaugurou solenemente o tão aguardado Viveiro de Mudas. A cerimônia contou com a presença de uma ilustre lista de convidados, incluindo autoridades locais e representantes do município de Cametá, que desempenharam um papel fundamental na realização deste projeto de importância ambiental e educacional.

Alunos, professores, autoridades locais e o diretor geral do campus, Jonatas Gumarães, cortando a fita de inauguração.

O evento foi marcado por um clima de entusiasmo e comprometimento com a causa ambiental e desenvolvimento sustentável. Professores, alunos e técnicos do IFPA Campus Cametá, juntamente com os engenheiros agrônomos do IDEFLOR-Bio, Laura Dias dos Santos e Estevan Jorge Coqueiro, celebraram a inauguração deste viveiro que representa uma etapa vital na promoção da conservação ecológica e do desenvolvimento sustentável na região.

Os engenheiros agrônomos do IDEFLOR-Bio, Laura Dias dos Santos e Estevan Jorge Coqueiro, responsáveis pela instalação do Viveiro de Mudas.

A presença de membros do governo local evidenciou o apoio institucional a essa iniciativa de grande relevância. A Prefeitura Municipal de Cametá, por meio da Secretaria de Transportes, Terras e Obras (SETTOB), e da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Econômico (SEMADRE), desempenhou um papel importante na concretização do viveiro. Essas parcerias demonstram o compromisso do município em investir no futuro, na saúde do meio ambiente e na educação de jovens e adultos.

Vereadora Deca Camarinha e o Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Econômico, Zé Raimundo, plantando as primeiras sementes do viveiro com os alunos.

Diversas autoridades de Cametá estiveram presentes para celebrar essa ocasião especial, incluindo a vereadora Deca Camarinha, o vereador Ricardo Gonçalves, o Secretário de Transportes, Terras e Obras, Fernando Camarinha, o Secretário de Meio Ambiente, Lucas Fernandes, e o Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Econômico, Zé Raimundo. A participação desses líderes municipais sublinha a importância do viveiro de mudas como um projeto que não apenas contribuirá para o meio ambiente, mas também enriquecerá a educação na comunidade local.

Alunos, professores, engenheiros agrônomos do IDEFLOR-Bio e o diretor geral do campus, Jonatas Gumarães

O Diretor do IFPA Campus Cametá, Jonatas Guimarães, enfatizou a relevância dessa conquista conjunta: "Este viveiro é mais do que um espaço físico; é um símbolo de nosso compromisso com a educação, preservação ambiental e com o desenvolvimento de uma mentalidade sustentável entre nossos alunos e comunidade. Estamos profundamente gratos pelo apoio que recebemos do IDEFLOR-Bio, das Secretarias, da Prefeitura de Cametá e de todas as partes envolvidas."

A inauguração do Viveiro de Mudas representa uma etapa significativa na direção de um futuro mais verde e ecologicamente consciente para a região. A colaboração exemplar entre instituições educacionais e o governo local demonstra a união de esforços para enfrentar os desafios ambientais de nosso tempo e construir um legado duradouro para as gerações futuras.