Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e professor do IFPA Campus Cametá participam de evento em Castanhal

Estudantes e professor do IFPA Campus Cametá participam de evento em Castanhal

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 15h31
  • Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 15h40

Entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro de 2023, os estudantes Eliane Maciel e Rogério Leão, juntamente com o professor Fagner Sousa, representaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Cametá no XVI Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES) e na VII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (FECITIS). Estes eventos científicos foram organizados e realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) do IFPA em colaboração internacional com a Universidad de Alicante, na Espanha, e a Le Mans Université, na França. A programação abrangente incluiu palestras, minicursos, oficinas, mostras de tecnologias sociais e apresentações de trabalhos científicos.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar seus artigos científicos em sessões orais. Rogério Leão, que cursa Técnico Integrado em Agropecuária, apresentou o artigo intitulado "Análise Microbiológica da carne bovina comercializada em Cametá - PA," resultado de um projeto do qual foi bolsista e orientado pela professora Tamires Magalhães, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBICTI-IFPA-CNPq). Já Eliane Maciel, do Curso Técnico Integrado em Informática, compartilhou seu artigo intitulado "Produção de Licores como estratégia de geração de renda e inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social: relato de experiência," desenvolvido sob a orientação do professor Fagner Sousa, com base em sua experiência no PROEXTENSÃO.

Aluna Eliane Maciel apresentando o seu trabalho

Eliane Maciel expressou sua satisfação com a participação no evento, destacando que esta foi sua primeira experiência em um contexto científico. Ela afirmou: "Essa foi a primeira vez que participei de um evento científico e estou muito feliz por essa oportunidade. O evento foi muito significativo para o meu aprendizado."

Aluno Rogério Leão apresentando o seu trabalho

Por sua vez, Rogério Leão, que já havia participado anteriormente do SICOOPES, descreveu a experiência como única e inspiradora: "A sensação única e maravilhosa que experimentei durante o evento foi algo que verdadeiramente tocou muito minha vida. O SICOOPES é realmente um evento excepcional, onde pude aprender com palestras inspiradoras, trocar ideias, conhecer pessoas de outros lugares e aprender ainda mais."

Os estudantes Eliane Maciel e Rogério Leão, juntamente com o professor Fagner Sousa, representaram IFPA Campus Cametá no SICOOPES) e na FECITIS