Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do IFPA Campus Cametá participa da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), em Brasília

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 15h55
  • Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 18h43

Alunos do IFPA Campus Cametá participaram da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que ocorreu em Brasília, no período de 08 a 10 setembro. A competição, que recebeu 150 estudantes e 50 orientadores, representando 16 estados brasileiros, foi encerrada com uma cerimônia realizada no auditório Embrapa Sede, no Plano Piloto de Brasília, quando foram anunciados os vencedores da edição.

A OBAP estimula o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrando estudantes de cursos técnicos da área e os conectando à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária e, em 2023, foi realizada pelos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e de Brasília (IFB) no Campus Planaltina do IFB, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também contribuíram para a realização da olimpíada a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Receita Federal do Brasil e a empresa Fuzil Ferramentas.

Participação e desempenho dos alunos do IFPA Campus Cametá

A equipe do IFPA Campus Cametá foi composta pelos alunos Rui da Silva A. Júnior, Gisely Espifanio e Rogério Gonçalves, e inscrita pela professora Tamires Magalhães, mas nesse ano, os discentes foram acompanhados pelo coordenador de extensão, Giovani Lisboa.

A competição contou com uma prova teórica, com questões objetivas e subjetivas, além de três provas práticas, uma de levantamento topográfico, outra de inseminação artificial, e uma de mecanização agrícola com semeadora. A prova de topografia era dividida em duas partes, onde os alunos tinham que fazer o levantamento de campo de uma área predeterminada e gerar os resultados. A segunda parte foram repassados os dados e os alunos deveriam fazer os cálculos da área. Na prova de inseminação, um dos integrantes da equipe tinha que realizar a inseminação em dois manequins. Já na terceira prova de mecanização, os alunos tinham que escolher um disco para o plantio de milho e montar a semeadora. Os alunos conseguiram executar todas as três provas com êxito.

“Nessa viagem, além de participarem da competição, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o IFB Campus Planaltina, o segundo maior campus dos IFS, que tem mil e quinhentos hectares, sendo que boa parte dele é de serrado, tendo criação de bovinos, suínos, caprinos, cultivo de frutas, milho, trigo entre outros. Os alunos conheceram todas essas áreas, além da área da agroecologia da Graduação em Agroecologia”, destaca Giovani.

O IFPA foi premiado por ser um dos um dos institutos que mais levou equipes para a competição, sendo 3 equipes participantes, 1 do Campus Santarém, 1 do Campus Marabá Rural e 1 do Campus Cametá.

“Nossa equipe ficou na 26ª colocação e foi uma super experiência. Nossos alunos conseguiram aprender e colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso. Aqui no Campus Cametá vivemos uma realidade completamente diferente, estávamos competindo com cursos centenários, e os nossos alunos são ainda da nossa primeira turma do Integrado. E aí tem uma discrepância em termos de infraestrutura, mas o que vale mesmo é o aprendizado. Essa é a 2ª vez que a equipe participa pelo segundo no seguido”, destaca Giovani Lisboa.

Solenidade

A cerimônia de encerramento e de premiação da OBAP contou com a presença de todas as 50 equipes competidoras, além de autoridades do Governo Federal e de gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) e da Embrapa.

O coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, afirmou que a OBAP não é apenas um projeto do IFSULDEMINAS, mas um programa que extrapola o âmbito institucional e que se encontra na fase de consolidação e profissionalização. “A OBAP envolve várias instituições e pessoas, prova disso é a evolução, a cada edição, no número de inscritos, de participantes e de órgãos, empresas e indivíduos interessados em contribuir, em ter seu nome vinculado à esta olimpíada, marcada sobretudo pelo seu compromisso com o bom gerenciamento e otimização de recursos e com a reflexão sobre as metodologias, as aplicações e as tecnologias que implicarão no futuro da formação técnica de qualidade para o campo”, declarou.

O coordenador-geral adiantou, brevemente, como será a edição de 2024 da olimpíada. “Para a 13ª edição da OBAP iremos realizar um processo diferente de seleção da instituição-sede da etapa final e presencial. Será lançado um edital, até o final de ano, para possibilitar a candidatura de todas as instituições interessadas”, anunciou Bregagnoli.

Premiações

Durante a cerimônia houve o momento mais aguardado pelos competidores ao longo da competição: o anúncio e a premiação dos estudantes que se destacaram durante a realização das provas da 12ª OBAP. Aos agraciados foram entregues medalhas, brindes cedidos pelos patrocinadores do evento e troféus aos primeiros colocados.

Na premiação por equipe, cinco delas da categoria Técnico Subsequente foram reconhecidas por obterem os melhores desempenhos nas provas teórica e prática. A primeira colocação ficou com a equipe “3 Colinas” do Centro Estadual de Educação Tecnológica (Etec) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, da cidade de Franca (SP).

Já na categoria Técnico Integrado/Concomitante, ao todo, foram distribuídas 45 medalhas às quinze equipes mais bem classificadas. O primeiro lugar foi conquistado pela equipe Agroalpha do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.