Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica do IFPA se prepara para eleger os novos representantes do Conselho Superior

• Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 17h16
  • Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 16h13

Chegou o momento de selecionar os novos representantes dos estudantes, docentes e técnicos-administrativos que irão desempenhar suas funções no Conselho Superior do Instituto Federal do Pará (IFPA) no período de dezembro de 2023 a dezembro de 2025. O Conselho Superior (Consup) é a instância máxima de consulta e deliberação na estrutura administrativa do IFPA, onde as principais decisões institucionais sobre normas, regulamentos e diretrizes que orientam os serviços e atividades da instituição são debatidas.

A eleição será voluntária, sigilosa e conduzida de forma virtual através do sistema SIGEleição do IFPA, nos dias 13 e 14 de novembro. Para garantir uma participação justa e democrática de toda a comunidade acadêmica, é fundamental que todos leiam atentamente o Edital 16/2023 do Consup, disponível no site eleicoes.ifpa.edu.br, onde todas as informações sobre o processo eleitoral estão detalhadas de acordo com o cronograma estabelecido. Abaixo, destacamos algumas informações importantes.

Em primeiro lugar, é essencial que cada servidor e estudante considere a importância de atualizar seus dados no sistema SIG/SIGAA do IFPA. Isso é necessário para que você seja corretamente cadastrado no sistema eletrônico e possa participar das eleições. Os pedidos de atualização devem ser feitos nos dias 10 e 11 de outubro e direcionados à Secretaria ou Departamento de Registro Acadêmico do seu Campus, ou ao Setor de Tecnologia da Informação.

ELEITORES E ELEITORAS

Todos os servidores efetivos e estudantes regularmente matriculados estarão habilitados para votar. A votação ocorrerá no site sigeleicao.ifpa.edu.br/sigeleicao, utilizando o mesmo login e senha da Plataforma SIG (SIGAA, SIPAC, etc.).

CANDIDATOS E CANDIDATAS

Serão eleitos 5 representantes e 5 suplentes de cada categoria, independentemente do campus de origem. Para concorrer, os candidatos devem cumprir alguns requisitos, incluindo:

- Docentes e técnicos-administrativos devem ser membros do quadro efetivo e estar em pleno exercício de suas funções;

- Estudantes devem ter, no mínimo, 16 anos de idade e estar regularmente matriculados no Ensino Médio Integrado, na graduação ou na pós-graduação, com frequência de acordo com o Regulamento Didático Pedagógico.

Os candidatos devem efetuar suas inscrições no período de 10 a 16 de outubro, exclusivamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviando todos os documentos especificados no item 6.3 do edital em um único arquivo no formato PDF.

É importante ressaltar que a campanha eleitoral fora do período estabelecido no Edital é proibida. Além disso, o uso de recursos financeiros, tecnológicos e materiais do IFPA é estritamente limitado, com exceção da apresentação oficial de candidatos na área oficial das eleições e da divulgação por meio de e-mail institucional, desde que a mensagem seja enviada exclusivamente pelo candidato, copiando o e-mail da Comissão Eleitoral (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e respeitando o limite de uma mensagem por dia.

Os candidatos serão considerados eleitos com base no maior número de votos válidos, sendo permitida a eleição de apenas um representante por unidade dentro da mesma categoria.

CLIQUE AQUI, ACESSE O SITE DAS ELEIÇÕES E LEIA ATENTAMENTE O EDITAL