Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Cametá Convoca Servidores para Apresentação de Projetos de Extensão - Prazo de Submissão até 15/12/2023

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 18h08
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 18h14

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Cametá, anunciou um edital convocando servidores docentes e técnico-administrativos para apresentarem propostas de projetos de extensão. A iniciativa tem como objetivo promover a institucionalização da extensão no âmbito do IFPA e contribuir para o alcance das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

O edital visa o cadastramento de projetos de extensão no Setor de Extensão do Campus Cametá, conforme as diretrizes estabelecidas na Resolução nº 174/2017/CONSUP/IFPA. De acordo com essa resolução, todas as ações de extensão devem ser registradas, acompanhadas, avaliadas e certificadas pela unidade de extensão, no âmbito do campus. Dessa forma, o IFPA busca assegurar que a extensão seja efetivamente integrada à sua missão institucional.

Eixos Temáticos da Extensão

Os projetos de extensão propostos devem estar alinhados com os três eixos temáticos definidos no edital:

1. Inclusão Social: Este eixo tem como foco a promoção da inclusão de diversos grupos sociais, abordando temas como agricultura familiar, povos tradicionais da região, periferias, questões étnico-raciais, inclusão digital, população carcerária, direitos da criança e adolescente, direitos da mulher, direitos do idoso, educação para os direitos humanos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

1. Memória Cultural, da Produção Artística e do Patrimônio Cultural: Aqui, o IFPA busca projetos que valorizem a cultura local, heranças simbólicas, produção artística, patrimônio cultural, tradições materiais e imateriais, e a importância histórica e cultural da região.

1. Emprego e Renda: O terceiro eixo temático visa ações sociais e tecnológicas que contribuam para a geração de emprego e renda. Isso inclui parcerias com atores do mundo do trabalho e o envolvimento com Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Compromissos e Responsabilidades

O edital estabelece que os proponentes não podem alegar desconhecimento das normas e condições estabelecidas no documento para eximir-se de responsabilidades inerentes aos projetos de extensão. Isso reforça a importância do cumprimento rigoroso das regras estabelecidas.

Integração com a Formação Acadêmica

Uma característica fundamental dos projetos de extensão é a integração com a formação acadêmica dos alunos. As atividades de extensão a serem realizadas pelos discentes nos projetos submetidos devem estar previstas no Projeto Político Pedagógico do Curso, para que possam ser contabilizadas na integralização curricular de seus respectivos cursos. Isso inclui a Curricularização da extensão, Estágio Supervisionado, atividades complementares e outras modalidades que promovam a aprendizagem prática e o engajamento com a comunidade.

Prazo de Submissão de Propostas: Até 15/12/2023

É importante ressaltar que o prazo para a submissão de propostas de projetos de extensão no IFPA Campus Cametá encerra-se em 15 de dezembro de 2023. Os interessados em participar deste processo devem se certificar de que suas propostas sejam enviadas até esta data limite.

Informações e Esclarecimentos Adicionais

Para obter informações adicionais ou esclarecimentos sobre o processo de submissão de propostas de projetos de extensão, os interessados devem ler o EDITAL e também podem entrar em contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Este canal de comunicação é uma fonte valiosa de orientação e auxílio para os proponentes, permitindo-lhes sanar dúvidas, obter informações detalhadas e garantir que todas as etapas do processo sejam executadas conforme as diretrizes estabelecidas no edital.

EDITAL - Publicado em 16 de outubro de 2023

ANEXOS - Publicado em 16 de outubro de 2023