Página inicial > Últimas Notícias > Conferência Internacional aborda desafios socioambientais da indústria do alumínio na Amazônia

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 16h49
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 16h59

Pesquisador suíço compartilha insights sobre impactos da extração mineral em comunidades amazônicas

Na próxima quarta-feira, dia 03 de abril, o Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Cametá sediará a I Conferência Internacional Brasil-Suíça, com o tema "Cadê o progresso? Alumínio, território e meio ambiente". O evento, marcado para às 18h no auditório do campus, promete reunir acadêmicos, pesquisadores e a comunidade em geral para discutir os desafios socioambientais enfrentados pela indústria do alumínio na região amazônica.

O destaque da conferência será a participação do renomado historiador ambiental e antropólogo suíço, Simon Lobach, do Geneva Graduate Institute. Lobach, que está concluindo seu pós-doutorado no Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e do Desenvolvimento em Genebra, trará consigo uma expertise ímpar sobre as redes internacionais de extração mineral.

O cerne da apresentação de Lobach será baseado em sua extensa pesquisa de doutorado, que abordou a história socioambiental da indústria do alumínio na Amazônia brasileira, guyanesa, surinamenha e venezuelana. Seus insights prometem oferecer uma visão ampla e profunda sobre os impactos dessa indústria nas comunidades locais e no meio ambiente.

A mediação e coordenação do evento ficarão a cargo da professora Silvana Benassuly Maués de Medeiros. "A Conferência Internacional Brasil-Suíça é uma oportunidade única para refletirmos sobre os desafios e dilemas enfrentados pelas comunidades amazônicas diante da indústria do alumínio. Estamos ansiosos para receber o professor Simon Lobach e todos os interessados em contribuir para esse debate tão importante", ressalta Silvana Benassuly.

O evento é aberto ao público e a participação é gratuita. Não perca a chance de se engajar nessa discussão crucial para o futuro da Amazônia e do planeta.